Sopa de Ervilhas Frescas e Gruyère

Esta Sopa de Ervilhas Frescas é sucesso garantido para os dias frios e chuvosos. A ervilha é fonte importante de zinco e minerais e rica em vitaminas A, B, C, E e K além de possuir apenas 80 calorias por 100 gramas. Portanto mão na massa e vamos a receita!

INGREDIENTES


  • 500g de ervilhas frescas
  • 1 litro de caldo de carne, legumes ou frango
  • Azeite, sal e pimenta do reino
  • 2 ervas aromáticas de sua preferência (pode ser hortelã, salsa, erva-doce, tomilho, o que preferir)
  • 200g de queijo gruyère ralado.

MODO DE FAZER:


Leve o caldo ao fogo com as ervilhas e os ramos das ervas que você escolheu. Aconselhamos o tomilho ou a erva-doce. Se não encontrar ervilhas frescas, pode ser a congelada. Deixe ferver até que as ervilhas estejam bem macias. Retire as ervas e transfira o caldo e as ervilhas para o liquidificador e bata até homogenizar.

Volte o creme batido a panela, tempere com sal e pimenta do reino e um fio de azeite e deixe apurar até obter a textura desejada, que pode ser um creme mais fino ou uma sopa bem encorpada, mas achamos que esta Sopa de Ervilhas Frescas fica mais saborosa encorpada.

Sirva em tigelinhas individuais (ou se preferir ou fazer para servir em um Buffet, coloque em uma soperira bem bonita) polvilhe o queijo gruyère por cima e gratine com um maçarico (ou leve por alguns minutos no forno até gratinar, só não esqueça nesse caso de usar tigelinhas que possam ir ao forno!). Sirva imediatamente acompanhada de torradas, croutons ou o que mais desejar.

O bacana desta sopa é que você pode servi–la tanto fria (mas com o queijo gratinado quentinho) ou quente, fica a sua escolha.

Dica : Sirva com torradas de pão sírio.

Quer saber mais sobre as propriedades da ervilha? Acesse Forma Saudável e leia a matéria a respeito.

Ainda não existem comentários.

Comentários