Labneh, o Queijo Árabe

O Labneh é um tipo de queijo árabe, um dos primeiros queijos fabricados pelo homem originário da região norte do Líbano, mais precisamente da região de Akkar e que só apareceu aqui em terras brasileiras no final do século XIX. Produzido com leite de vaca ou ovelha é um dos aperitivos mais consumidos no Líbano e na Síria e é mais conhecido popularmente como "Chancliche", que na verdade é a marca mais conhecida que fabrica esse tipo de queijo no Brasil. Tradicionalmente, a textura e o sabor do Labneh variam de acordo com a região, a idade e os temperos utilizados. Existem dois tipos: o mais tradicional, seco, em formato de bolas envolvidas em zattar, tomilho, pimenta calabresa ou menta; e um tipo mais cremoso, moldado em bolas menores e conservado no azeite ou no óleo. O labneh apimentado é normalmente recoberto com pimenta, com coloração avermelhada muito comum na Síria. O Labneh é um queijo magro, com baixo teor de gorduras e calorias, e uma ótima fonte de proteínas, além de muito saboroso e nutritivo.

Normalmente, o Labneh é temperado com cebola e azeite mas trouxemos para você nossa versão mais temperada e saborosa, que vai muito bem como entradinha em diversos tipos de eventos. Aqui vamos usar o "Chancliche" sem nenhum tempero.


Ingredientes: 

1 "Chancliche" sem temperos

1 tomate sem pele e sem sementes picados em cubinhos

½ cebola branca picada em cubinhos pequenos

1 punhado de hortelã

Azeite de oliva e sal marinho

Modo de fazer: Amasse o "chancliche" com um garfo até ficar bem soltinho. Junte o tomate picadinho, a cebola e o hortelã, que você deve picar na hora para que ele não oxide muito rápido. Misture bem com uma colher e tempere com sal e azeite. Sirva com torradinhas, pão sírio ou com o que achar que combine!

chancliche

Dica: Faça torradinhas com pão folha, fica sensacional!

Quer saber mais sobre o Labneh e outros queijos árabe, acesse Chancliche

Ainda não existem comentários.

Comentários