Salada de Frango, Brócolis e Amêndoas

Você já ouviu falar em oleaginosas? Vamos aprender um pouco sobre essas sementes  antes de falarmos em especial das amêndoas e aprendermos essa linda Salada de Frango!

São sementes que concentram um alto índice de calorias mas em contrapartida são carregadas de nutrientes, vitaminas e minerais além de gorduras mono e polinsaturadas, as quais trazem inúmeros benefícios a saúde.

As sementes possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos através de processos específicos e que podem ser usados em diversas preparações. Os óleos extraídos são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas) que em temperatura a 20ºC apresentam aspecto líquido o que os diferem das gorduras que ao atingirem esta temperatura, já apresentam aspecto sólido. São formados predominantemente por triglicerídios, compostos resultantes da condensação entre um glicerol e ácidos graxos.

As sementes oleaginosas são responsáveis por reduzir as concentrações sanguíneas de LDL e triglicerídeos e aumentar a concentração da HDL, reduzir a pressão arterial e os processos inflamatórios, além de colaborar para a perda de gordura abdominal. Também há estudos relacionando o consumo de oleaginosas ao controle do diabetes (sensibilidade à ação da insulina) e da Síndrome Metabólica.

Para esta receita poderíamos usar qualquer tipo de oleaginosas mas optamos pelas amêndoas, por ter um contraste super interessante com o brócolis.

As amêndoas são grande fonte de fibras, magnésio, cálcio e vitamina E. Seus lipídeos são, em maior parte, monoinsaturados, semelhantes aos do azeite de oliva, abacate e castanhas-de-caju e do pará. Entre as oleaginosas, é a mais rica em vitamina E, importante antioxidante lipossolúvel. Contém quantidades consideráveis de fitoesteróis, que auxiliam a normalização do perfil lipídico. Tem também arginina em sua composição, aminoácido que, entre outras funções, é precursor do óxido nítrico, substância vasodilatadora.

Para complementar os grandes benefícios da amêndoa, escolhemos o brócolis para agregar mais sabor e saúde a esta incrível salada. O brócolis é uma importante  fonte de Vitamina C e fibra alimentar, além de ser  uma excelente fonte de beta-caroteno e proteína. Além disso é rico em diversos minerais tais como: magnésio, cálcio, ferro e zinco. O vegetal possui baixa calorias, cerca de 35% para cada 100g de porção.

Em conjunto com o frango, estes três elementos finalizaram em um prato extremamente saudável, nutritivo e muito simples de se preparar. Vamos anotar?

SALADA DE FRANGO, BROCOLIS E AMENDOAS

salada de frango, brocolis e amendoas

Ingredientes:

(serve duas pessoas)

- 2 files de frango grande

- 1 maço pequeno de brócolis ninja

- 100g de amêndoas laminadas

- Azeite de oliva

- Lemon pepper

- Sal a gosto

- ½ limão thaiti

- 1 dente de alho amassado

Modo de fazer: Limpe bem os files de frango e tempere com sal, o alho e o lemon pepper. Reserve. Cozinhe os buquês de brócolis em água com sal até que estejam macios porém firmes. Escorra e reserve. Toste as amêndoas laminadas em frigideira antiaderente até que estejam levemente douradas. Reserve. Grelhe os files de frango em frigideira aquecida com um fio de azeite, em fogo médio até que estejam bem dourados. Retire os files do fogo, deixe descansar por uns dois minuto e fatie finamente.

Montagem: No prato de serviço individual coloque de um lado os buquês de brocólis e do outro o file fatiado. Polvilhe as amêndoas tostadas, acerte o sal por cima do prato e regue tudo com um fio de azeite. Sirva imediatamente.

Dica: As oleaginosas são ingredientes com valor um pouco elevado, o que faz com que seu consumo ainda seja um pouco discreto em nossa cidade. Uma dica é comprar esses ingredientes (para quem for de SP) na Zona Cerealista, localizada no Centro da cidade a qual possui inúmeras lojinhas de grãos, ervas, farinhas, temperos e claro, as oleaginosas e que por ser um centro atacadista consegue oferecer preços mais acessíveis aos consumidores. Para conhecer mais as ruas e as lojas desse lugar tão especial, acesse o site Rota Veg.

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