Salada de File de Frango e Páprica

O pimentão vermelho, páprica, é um dos grandes clássicos da culinária da Hungria e Espanha. Feita a partir do pimentão, os melhores exemplares desse condimento vêm da região de La Vera, na Extremadura, fronteira com Portugal. É perfeito para carnes, pescados e frutos do mar, dando um toque terroso, picante aos pratos e tempero essencial para o preparo de uma bela paella complementando o sabor do incrível açafrão espanhol.

Nosso amigo pimentão, o capsicum annuum (ingrediente base da páprica), é o primo grande e "dócil" da pimenta, normalmente sem nenhum grau de picância e consumido como legume em saladas, refogados ou assado.

O Pimentón, ou páprica, é feito a partir de um processo simples, porém tradicionalíssimo em toda a Espanha. Os pimentões colhidos são desidratados ao sol, sendo guardados para consumo durante todo o ano. Por isso é muito comum no interior ver as sacadas das casas com longas resmas de pimentões amarrados. Curiosidade: a palavra "páprica" tem origem húngara. Não à toa que, além dos espanhóis, a Hungria e também a Alemanha sejam aficionadas pelo pimentão em pó.

Há no mercado dois tipos de páprica: a páprica picante e a páprica doce, o que determina essa diferença é o tipo de pimentão usado em sua fabricação.

Um dos alimentos que combinam muito com a páprica é o frango e por isso hoje vamos ensinar essa receita de Salada de Filé de Frango e Páprica, super simples e rápida de se preparar e que agrada a todos os paladares. O bacana dessa receita é que você pode usar a folha verde que mais lhe agrada, o que vai dar o toque especial mesmo é o frango que junto com a páprica traz um sabor excepcional a este prato!

SALADA DE FILE DE FRANGO E PAPRICA

salada de file de frango e páprica

Ingredientes:

(serve duas pessoas)

- 2 filés de frango grandes

- Folhas de agrião

- 100g de uva passa preta

- 100g de nozes picadas

- 50g de sementes de abóbora

- ½ limão siciliano

- Azeite de oliva

- Páprica picante o quanto baste

- Sal a gosto

- Vinagre branco

Modo de Fazer: Limpe bem os files de frango e tempere com sal e suco de meio limão. Coloque a páprica em um prato e empane os files, batendo bem para eliminar o excesso. Lave as folhas de agrião, escorra e reserve. Em uma frigideira antiaderente aqueça o azeite e doure os files de frango em fogo médio para que cozinhe por dentro. Doure bem de um lado e repita o processo do outro. Retire os files da frigideira, deixe descansar por uns dois minutos e fatie cada um deles em tiras finas.

Montagem: No prato em que irá servir monte de um lado as folhas de agrião e do outro um dos files fatiados. Salpique por cima as uvas passa, as sementes de abóbora e as nozes picadas. Tempere a salada com sal e vinagre e regue um fio de azeite sobre todo o prato. Sirva imediatamente!

O frango desta salada não precisa estar super quente, aliás a temperatura ideal é que os files estejam mornos para que não murche rápido demais as folhas!

Dica: Sabemos das anomalias de muitos criadores de frango por todo país em relação a antibióticos e outras substâncias que muitos deles aplicam nas aves. Para que você consuma essa proteína sem nenhum tipo de preocupação nós do Caê, como consumidores, indicamos os Frangos Korin. Para saber mais sobre essa empresa séria e idônea, acesse o site KORIN e saiba mais.

 

Ainda não existem comentários.

Comentários