Raiz de Lotus

A lótus (Nelumbo nucifera), planta aquática nativa da Ásia Tropical e Austrália, é cultivada como alimento e também pelas qualidades curativas (acredita-se que alivie inflamações, entre outros males) e ornamentais. No Brasil, a produção ainda é pequena e muito associada aos imigrantes japoneses, que trouxeram as primeiras sementes. As flores de tons rosa e amarelo lembram as ninfeias e desabrocham de dezembro a janeiro, mas duram pouco. Em 48 horas as pétalas caem, restando o cálice seco, também usado em decoração. Além de belas, as flores são comestíveis, assim como as folhas mais novas, as sementes e o rizoma, vulgarmente chamado de raiz de lótus, ou renkon. As folhas maiores são usadas ainda para embalar alimentos, como se faz com as folhas da bananeira. A cultura da lótus dispensa defensivos e adubos químicos. A trabalhosa colheita de seus rizomas, que devem ser arrancados de dentro dos charcos, acontece entre março e novembro. Quando fatiados, eles revelam orifícios que formam delicado desenho. É nesses túneis que fica armazenado o ar necessário para manter a planta em suspensão na água. Quando crua, a raiz de lótus tem textura crocante, lembrando um pedaço de cana sem as fibras. O sabor é neutro, adocicado, levemente floral. Na culinária japonesa ela é preparada frita, refogada, em saladas, bolinhos e, aproveitando suas lacunas, também recheada. Aparece em receitas mais elaboradas ou muito simples, como o kimpira renkon: as fatias são fritas em óleo de gergelim e pimenta, junta-se um molho feito com partes iguais de shoyu, saquê mirim e saquê e depois também um pouco de dashi (tempero feito de peixe e alga). Ou ainda como o karashi-renkon, em que os furinhos são recheados com missô e mostarda e depois as fatias são empanadas e fritas.

É bom para
Pessoas de todas as idades, pois é rica em vitaminas B2 e B6 e minerais como potássio e fósforo, além de ser pobre em gorduras; e consumir crua, porque é boa fonte de vitamina C.

É ruim para
Quem precisa de uma dieta com alto teor de proteína, pois é pobre nesse nutriente; e hipertensos — devem evitar consumir a conserva industrial, que pode conter alto teor de sódio.

Ficha técnica
100 g de raiz de lótus contêm:
Calorias - 56
Proteínas - 2,6 g
Carboid. - 17,3 g
Gordura - 0,1 g
Fibras - 0,802 g
Vit. B1 - 0,16 mg
Vit. B2 - 0,22 mg
Niacina - 0,4 mg
Vit. B6 - 0,258 mg
Vit. C - 44 mg
Cálcio - 45,1 mg
Cobre - 0,257 mg
Ferro - 1,16 mg
Magnésio - 23 mg
Fósforo - 100 mg
Potássio - 556 mg
Sódio - 40 mg
Zinco - 0,39 mg

Como se escolhe
É possível encontrar raiz de lótus fresca durante quase todo o ano em mercearias especializadas em produtos orientais, como as do bairro da Liberdade, em São Paulo. Os rizomas têm o formato e o tamanho de uma banana grande e devem estar bem firmes, com coloração creme uniforme. Rejeite se as pontas estiverem escuras e murchas. Se não encontrá-los frescos, compre-os em conserva — as fatias em vinagre de arroz temperado. Neste caso, observe as condições gerais da embalagem e as informações obrigatórias, como ingredientes, prazo de validade e os dados do produtor ou importador, caso o produto não seja nacional.

Como se prepara
Lave bem os rizomas e retire a película externa com um descascador de legumes ou uma faca pequena afiada. Coloque imediatamente dentro de uma bacia com água fria para que não oxidem e escureçam. Se quiser, junte algumas gotas de vinagre à água. Isso ajuda a manter a cor. Para cozinhar, faça-o em água temperada com sal por poucos minutos, para que permaneçam crocantes.

Para o Chips

raiz de lotus

Seque bem os rizomas e corte-os em fatias bem finas, de preferência com um fatiador de vegetais (mandolina). Numa assadeira forrada com um tapetinho de silicone ou papel manteiga disponha as fatias evitando colocar uma sobre as outras. Leve ao forno pre aquecido a 180 C por 15 minutos até que as fatias estejam douradas, não deixe escurecer demais pois amargam. Para fritar sob imersão, seque e corte fino também e frite como se fossem batatas, em bastante óleo quente. Retire enquanto ainda estão claras ou poderão ficar amargas.

Quer saber onde encontrar a raiz de lotus? Acesse o site da Casa Bueno, onde fazemos sempre nossas compras!

1 Resposta

  1. Adorei! não conhecia, já tinha ouvido falar mas faltavam informações, vou procurar tentar preparar casa e acrescentar mais um alimento a lista.

Comentários