Pavlova

Pavlova. Nada mais é do que um nome mais sofisticado para suspiro ou merengue.

Um doce tão simples mas que traz uma beleza tão grande a mesa que o torna grandioso.

A pavlova, apesar de ter um simples preparo, requer um certo cuidado na hora de fazer o suspiro, que deve ser assado em baixa temperatura e lentamente para que as claras sequem por completo e tragam a textura ideal para sua sobremesa.

O legal é que sabendo fazer a base você pode assa-la em diversos formatos e fazer diferentes coberturas para o seu doce.

Hoje escolhemos as frutas vermelhas e o chantilly, que é, na nossa opinião, uma das melhores guarnições para a pavlova.

Presta atenção!

PAVLOVA

Merengue (suspiro):

1 xícara de claras

3 xícaras de açúcar

1 colher de café de Cremor de Tártaro

1 colher de sopa de raspas de casca de limão e laranja (faça um mix)

Faz Assim: Coloque as claras e o açúcar em uma panela e misture bem. Leve uma frigideira funda com água ao fogo médio e coloque a panela com as claras em cima para fazer um banho maria. O ponto correto é quando o açúcar já estiver todo dissolvido, é bem rápido, uns 2 minutos. Muito cuidado para não cozinhar as claras.

Coloque a mistura de claras na tigela da batedeira e deixe batendo até a mistura esfriar. Junte o cremor de tártaro e as raspas e continue batendo até o merengue formar picos duros (você vira a tigela de cabeça pra baixo e ele não cai!).

Coloque um tapetinho de silicone ou papel manteiga em uma assadeira e, com o saco de confeitar e o bico que você preferir, faça ninhos com o merengue. Ou, como fizemos por aqui, com uma colher mesmo vá colocando montinhos do merengue na assadeira e de uma espalhadinha com a colher, deixando bem disforme, o rústico é lindo também !

Leve assar em forno pré-aquecido a 100°C. Se o mínimo do seu fogão é  180°C, deixe nessa temperatura e coloque uma colher de pau entre a porta pra que ela fique entreaberta. Isso vai te garantir uma temperatura menor que 180°C.

Deixe assando por 1 hora e meia, até os ninhos ficarem bem sequinhos. Após essa 1 hora e meia, desligue o forno, feche a porta por completo e deixe os merengues descansando lá dentro por mais 20 minutos.

Retire os ninhos do forno, deixe esfriar por completo e guarde em um bowl bem vedado com filmpack.

DICA: Aconselho fazer os suspiros um dias antes de usar. Eles ficam mais perfeitos no dia seguinte!!

Para servir:

- Bata chantilly e faça uma calda grossa com frutas vermelhas. Coloque os ninhos numa tábua bem bonita, coloque colheradas do chantilly, uma colher generosa da calda e algumas frutas vermelhas frescas por cima de tudo. Termine com uma chuva de amêndoas tostadas e moídas. Sirva e espere os milhares de elogios!

Quer ver mais uma combinação perfeita para decorar sua pavlova? Acesse Cozinha Autoral

SalvarSalvar

Ainda não existem comentários.

Comentários