Ovo e seus Tempos

O ovo é aquele alimento que sacia nossa fome com poucas calorias. Nem sempre o ovo deteve o título de mocinho. A gema carrega colesterol e, por isso, o ovo passou muitos anos sendo acusado de elevar os níveis de gordura no sangue. Mas, graças aos estudos científicos realizados nas últimas décadas, esse mal-entendido foi esclarecido e o ovo absolvido. A concentração de gorduras totais no ovo é cerca de 5 gramas, sendo apenas 1,5 grama do tipo saturada. Ou seja, é um alimento que pode ser consumido com frequência. o consumo de até sete ovos por semana altera muito pouco as taxas de colesterol. “Formada por aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), a proteína do ovo sacia com mais facilidade. Ela ainda torna a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome. Há provas de que se consumidos no café da manhã ele deixa você com menos apetite ao longo do dia, contribuindo para reduzir o total diário de calorias. Mas não vale ovo frito! Deve ser mexido, pochê ou cozido.

ovos

Comer um ovo no final da tarde ajuda a driblar a vontade de doce, comum nesse horário. É uma troca vantajosa para quem quer emagrecer, já que a unidade (clara e gema) é magra: tem 70 calorias, em média.

O ovo também é excelente para manter o corpo firme. Ele ajuda tanto no crescimento quanto na manutenção dos músculos. Benefícios promovidos especialmente pela ação da leucina – aminoácido que compõe a proteína da clara. Esse ingrediente, aliás, é bastante usado nos suplementos nutricionais para o ganho de músculos. Por isso a clara é a queridinha de atletas e praticantes de musculação. Para emagrecer sem ficar flácida, você também pode adotá-la com mais frequência que a gema. Mesmo porque a clara tem apenas 15 calorias e não carrega gordura nem colesterol.

 Mas não descarte totalmente a gema: é ela que concentra a maior parte das vitaminas e dos minerais. Ou seja, é a união das duas partes (clara e gema) que faz do ovo um alimento tão especial. É claro que, sozinho, ele não faz milagre. Para obter todos os benefícios que ele proporciona, você deve combinar o consumo à prática de atividade física e a uma dieta saudável, de preferência que inclua outras fontes de proteína magra (peixe, frango e carne sem gordura).

O ovo não é rico apenas em proteína. A gema concentra uma boa dose de colina, integrante do complexo B que, por contribuir para a formação de novos neurônios, é considerado valioso para a saúde do cérebro. Estudos relacionam o consumo adequado de colina (126 miligramas por dia, quantidade encontrada em uma gema) a um menor risco de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Jás as substâncias antioxidante, como as vitaminas A, D, E e K, selênio, magnésio, zinco, ferro, cálcio e manganês dão ao ovo o poder de combater o envelhecimento precoce das células, afastando o aparecimento de rugas, além de reduzir o risco de doenças crônicas como hipertensão.

 Na Hora da Compra

Na hora da compra, é importante verificar a data de validade e o selo oficial de inspeção estampados na embalagens. Fique de olho também no aspecto da casca e adote cuidados no armazenamento e preparo.

· A casca deve estar limpa e sem trincas ou rachaduras.

· Em casa, guarde os ovos na geladeira, mas evite a porta. Apesar de muita gente guardá-los nessa parte, não é o lugar mais indicado. Os movimentos de abre e fecha da porta podem quebrá-los. Coloque-os mais no fundo da geladeira e dentro de um recipiente que impeça o contato com os demais alimentos.

· Não lave antes de levá-los à geladeira. A umidade na casca pode favorecer a entrada de microrganismos. Lave e seque-os com papel toalha na hora de usar.

Indicamos sempre os Ovos Korin!

Ovos e seus Tempos

Podemos preparar ovos das mais diversas maneiras, taí um ingrediente extremamente versátil.

Mas para o ovo cozido perfeito (para você) é necessário que se saiba seus tempos de cozimento para cada textura desejada. Ha quem prefira aquela gema molinha, molinha como quem gosta dela bem durinha e seca. E para facilitar sua vida, preparamos essa tabela de tempos para que você consiga fazer seu ovo exatamente da maneira que deseja.

Olha só:

tempoovos

Coloque água numa panelinha com uma colher de sopa de vinagre e uma pitada de sal. Assim que ferver, coloque os ovos e conte o tempo:

  • 4 Minutos: é o famoso ovo "mole". Difícil de descascar mas não impossível. Deixe esfriar e tire a casca com bastante cuidado. A dica é ir quebrando-a com uma colher dando batidinhas de leve e tirando-as aos poucos. Gema extremamente mole e a clara também.
  • 5 Minutos: a gema está totalmente mole mas a clara já firme para descascar.
  • 6 Minutos: a gema ainda está mole mas ja começando a firmar
  • 7 Minutos: balanço perfeito entre gema mole e firme, a média dos tempos.
  • 8 Minutos: gema já mais para dura do que mole porem ainda macio.
  • 9 Minutos: o famoso Hard Boiled Egg, gema já bem firme porém não seca
  • 12 Minutos: o ovo completamente cozido, gema totalmente seca.

Importante: A função do vinagre na água do cozimento do ovo serve para que não rache sua casca e, caso a casca rache, o vinagre coagula o ovo evitando que sua clara "vaze" para fora!

Quer incrementar seu ovo cozido? Fizemos uma lista de guarnições que vão muito bem com um ovinho bem quente, assim você pode variar no cardápio:

  • Faça uma bela manteiga de anchovas batendo no processador uma manteiga, de boa procedência, em textura de "pomada" com alguns filés de anchovas e um punhado de ervas de sua preferência.
  • Vai bem com torradas e queijos
  • Num belo sanduiche de salmão defumado com cream cheese temperado com suco de limão siciliano
  • Acompanhando um Croque Monsieur
  • Com aspargos e presunto cru
  • Faça uma bela polenta e sirva no estilo bruchetta com tapenade e um ovo molê
  • E claro, com o classicão bacon frito!

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