Mousse de Chocolate Clássica

Existem muitas teorias e histórias da origem da palavra mousse. Uma das mais interessantes conta que na Roma antiga, existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. Com as modificações do latim, a palavra transformou-se em mulsa.

Em francês, a palavra se transformou em mousse e, por volta do século 19, foi o nome dado a um doce aerado preparado na Inglaterra. Mousse na França ou musse no bom português, significa algo leve e espumoso, porém com textura estável.

Proveniente do francês, o termo "mousse", quer dizer "espuma", e entrou no mundo culinário em 1894, sendo reservada apenas a pratos salgados, tais como o peixe e os legumes. E, foi no início de 1900 que o famoso artista francês Henri Toulouse-Lautrec, teve a brilhante ideia de misturar o chocolate e chamou-lhe "maionese de chocolate" Felizmente o nome foi modificado e utilizou-se um nome mais apetitoso, ainda hoje conhecido por "mousse de chocolate".

Mousse de Chocolate Clássica

250g de chocolate amargo raspado ou picado
250g de manteiga sem sal
100g de açúcar refinado
5 ovos
1 pitada de sal

Modo de Fazer: Em uma tigela, coloque o chocolate com a manteiga e leve derreter em banho-maria. Sempre deixe o fogo baixo quando fizer banho-maria e nunca deixe a tigela encostar na água.

Separe as gemas das claras colocando cada um em tigelas separadas. Na das gemas, junte o açúcar até obter um creme claro. Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve.

Quando o chocolate ja estiver todo derretido e incorporado com a manteiga, junte a mistura de gemas e bata bem com um fouet ate ficar homogêneo.

Junte as claras em neve em três partes, misturando cada uma delas delicadamente para que fique bem incorporado a mousse mas sem perder o aerado. Coloque em taças individuais ou em uma travessa única. Cubra com papel filme e leve a geladeira por 3 horas até firmar. Decore com raspas de chocolate ou chantilly se quiser!

Dica: Substitua o chocolate meio amargo por ao leite, se preferir mais doce ou o chocolate branco. E se quiser abalar mesmo, faça duas receitas, uma com chocolate meio amargo e uma com o branco, monte um sobre o outro, fica lindo!

Ainda não existem comentários.

Comentários