Maionese Caseira

A maionese é um assunto que divide opiniões. Ha quem diga que é muito difícil de se fazer em casa pois "desanda" muito fácil. Ha quem fale que é impossível fazer maionese no liquidificador e sem contar nos radicais gastronômicos que rezam que maionese de verdade só feita a mão. Ha quem faça só com gema e ha quem use o ovo inteiro.

Vamos desmistificar tudo isso pra você agora!

Dá sim pra fazer maionese em casa, tanto na mão como no liquidificador e até no mixer.

O grande segredo da boa maionese é ter paciência e emulsionar o óleo bem devagar a sua proteína, no caso o ovo.

Vamos te ensinar o passo a passo e garanto que você irá se surpreender de primeira!

Depois de aprender a base da maionese, você pode brincar com os sabores, como no caso, iremos fazer de limão siciliano.

Vem com a gente que é sucesso de certo!

MAIONESE

Ingredientes:

- 1 ovo

- óleo de soja ou canola

- sal

- Pimenta do reino

- 1 colher de café de mostarda

- 1 colher de sopa de suco de limão

Faz assim: Para quem nunca fez maionese na vida, eu aconselho fazer no liquidificador. Acho mais simples e mais fácil de acertar de primeira pois na mão demora muito e você vai achar que nunca vai acontecer nada. Importante: use sempre ingredientes em temperatura ambiente. Se o que você for usar estiver na geladeira, tire uma hora antes de começar seu preparo. Seu resultado será bem melhor!

Vamos lá: Coloque o ovo no liquidificador. Coloque uma pitada de sal, pimenta do reino, a mostarda e o suco do limão. Já esteja com o pet de óleo aberto do seu lado. Tampe o liquidificador e tire a tampinha do meio da tampa. Ligue na velocidade mais baixa e conte 5 segundos. Comece a despejar o óleo em fio pelo buraco da tampa, bem devagar. Não tenha pressa, o fator que desanda a maionese é a gordura entrar muito rápido na proteína, isso faz com que ela não emulsione!! Mantenha da velocidade baixa, sempre despejando o óleo em fio, bem lentamente até que sua maionese comece a engrossar e atinja a consistência desejada. Tem gente que gosta dela mais levinha, mais molinha e tem gente que ja prefere bem grossa. Ela ficará do jeito que você quer. Assim que você perceber que ela já engrossou, desligue o liquidificador. Pronto! Maionese caseira na sua mão!

Dai você pode agregar a ela temperos e ingredientes que achar bacana como ervas picadinhas, molho de alho, temperos, o que você tiver vontade!

Agora, para nossa maionese de limão siciliano, vamos testar a produção via manual. É tão simples quanto!

Ingredientes:

- 1 gema

- Óleo de canola

- Suco de meio limão siciliano

- Raspas de meio limão siciliano

- Sal e pimenta do reino.

Faz assim: Você vai precisar de um pouco de habilidade aqui, pois com uma mão você vai bater a maionese e com a outra irá despejar o óleo. Coloque a tigela que você irá usar sobre um pano dobrado e use uma tigela pesada, pra ela não ficar "dançando" enquanto você bate a maionese. Coloque a gema, o sal, a pimenta e o suco de limão na tigela. Com o auxilio de um batedor de arame ou silicone (fouet) vá batendo a gema com uma mão e com a outra vá despejando o óleo, exatamente como no processo acima, em fio, bem lentamente. O processo da maionese na mão demora bem mais mas dará certo com certeza, ha de se ter paciência. Fique nesse processo até que a maionese atinja a consistência desejada. Assim que engrossar, junte as raspas de limão e misture bem.

Não deu tempo de fazer sua maio caseira? Nossa maio preferida: Heinz

Ainda não existem comentários.

Comentários