Ghee – A Manteiga Perfeita!

A Ghee nada mais é do que um tipo de manteiga clarificada.

Muito usada na culinária indiana, é feita em terras brasileiras pelo mesmo método indiano apenas conhecida com nomes diferentes como manteiga de garrafa ou óleo de manteiga. Seu sabor é excepcional e tem um leve toque amendoado. Como tem um ponto de fumaça alto, pode ser usada em diversas formas de cozimento sendo um excelente receptor de calor e ótima para ser usada em frituras e assados. Removemos todos estes sólidos que subiram ao topo da manteiga com uma colher e o restante passamos (coamos) em um pano branco, virgem e fino (fralde de bebe seria o ideal) para que fique apenas a gordura límpida e dourada, a Ghee. Não precisa ser guardada sob refrigeração e tem um tempo útil de vida maior que o das manteigas tradicionais.

O que difere exatamente a ghee da tradicional manteiga clarificada é o tempo de calor empregado para sua extração, tento um preparo mais delicado.

Importante: Durante o processo de obtenção da Ghee, toda parte láctea do leite (lactose) é removida, o que significa que o os intolerantes a esse componente podem consumir o produto. Apenas recomendamos que para pacientes com um grau muito alto de intolerância consuma a manteiga com moderação pois quando é feito um processo caseiro a lactose pode não ser 100% eliminada. Produtos industrializados (as ghees compradas em mercados) são mais confiáveis.

Como fazer a sua Ghee em casa:

GHEE

 

Ingredientes:

Apenas uma boa manteiga de excelente qualidade.

Você vai precisar de: uma panelinha, um coador, uma colher rasa e um pano branco limpo e fino. Aqui no caso eu usei aquelas toquinhas de cozinha que são extremamente fininhas e coou super bem a minha ghee.

Faz assim: Coloque a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo médio. Deixe que a manteiga derreta por completo até levantar a primeira fervura. Você notará que uma espuma densa e branca se formará por cima de tudo. Retire com o auxilio de uma colher toda essa espuma e descarte. Deixe que a manteiga ferva novamente formando uma segunda camada. Desligue o fogo e deixe a panelinha descansando em cima da pia até que amorne bem. Coloque o pano branco dentro de um peneira e coe toda a manteiga. Recomendamos coar duas vezes em panos diferentes para sua ghee fique o mais limpa e pura possível. Tampe seu potinho e deixe guardado em local seco e fresco. Não há necessidade de refrigeração.

Use para substituir todas as suas preparações onde você usaria a manteiga normalmente.

Uma das nossas manteigas mais amadas: Manteiga Roni

Ainda não existem comentários.

Comentários