Fita de Coco Caramelizada

O coco é tão nutritivo que pode ser considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo. Em suas diversas formas e composições, o alimento, além da conhecida quantidade de vitaminas e minerais, tem uma combinação ímpar de ácidos graxos que traz muitos benefícios importantes para nossa saúde.

Muita gente tem medo de incorporar o coco à alimentação por sua grande quantidade de gordura saturada, mas muitos estudos comprovam que isso é mito! Através da presença dos ácidos graxos, os nutrientes da fruta vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos - compostos que ajudam no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como epilepsia e Alzheimer.

Formas mais saudáveis do coco


Coco branco (polpa):
A polpa do coco é repleta de flavonóides. Nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

Água de coco: A água de coco é excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. Outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, são fontes de vitaminas quantidade como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C - que conferem ao coco propriedade antioxidante.

Óleo de coco: Também fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras. Ele tem uma potente capacidade hidratante quando aplicado na pele ou nos fios dos cabelos, por isso é um ingrediente básico de vários produtos de beleza, como loções e cremes. No preparo de alimentos, a iguaria é a melhor alternativa, pois é muito estável e não altera sua estrutura química quando exposta a altas temperaturas, continuando saudável durante o cozimento dos pratos.


Leite de coco:
 O leite de coco é fonte de vitamina A e E, e minerais como potássio e cálcio. Além disso, é excelente fonte do ácido graxo láurico que atua fortalecendo a imunidade. O produto também é uma alternativa livre de lactose para aqueles que são intolerantes ou alérgicos ao leite animal. A bebida é vegetariana e não tem soja ou glúten.

Ha inúmeras maneiras de se comer o coco. Uma das mais saborosas (e não muito fitness) é a Fita Caramelizada. Super simples de preparar e vai muito bem naquela hora que da vontade de comer um docinho! Anota ai.

FITA DE COCO CARAMELIZADA

Ingredientes:

- 1 coco fresco

- ½ xícara de açucar de coco

- 2 colheres de sopa de óleo de coco

Faz assim: Abra o coco e retire a polpa inteira. Com o auxílio de um descascador de legumes, vá cortando a polpa do coco em fitas, em tiras finas, como se estivesse descascando um legumes mesmo. Faça em todo coco e coloque dentro de um bawl. Junte o óleo de coco e o açucar de coco e misture tudo muito bem com as mãos. Espalhe por uma assadeira forrada com papel manteiga ou com um tapetinho de silicone. Leve ai forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que estejam douradas porém sem queimar. Retire do forno, deixe esfriar e guarde em potes bem tampados.

Sirva com iogurte, com um cafezinho e até para decorar bolos. Ou coma mesmo quando tiver vontade!

Quer dar um tchau especial: polvilhe flor de sal assim que retirar do forno. Fica incrível!

Onde compramos todos os nossos produtos derivados do coco: Copra Alimentos

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