Favas com Frutos do Mar

É raro quem nunca fez confusão entre fava e feijão. Se vestiu a carapuça, afaste o constrangimento. É normal. A dificuldade em discernir os dois grãos é comum. Ambos são da família das Fabaceae, antigamente chamada de leguminosas. Grãos, no geral, são importantes na alimentação desde a Idade da Pedra, ou seja, desde sempre. Egípcios, mesopotâmicos, gregos e romanos consumiam leguminosas. Mas alguns pesquisadores acreditam que o feijão é originário da América Central e do Sul então provavelmente o que os mediterrâneos comiam eram favas.

Feijões e favas são ricos em amido, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Embora parentes, são de gêneros diferentes. As favas são plantas não trepadeiras, têm vagens maiores que os feijões, dentro das quais se formam as sementes, mais achatadas, ovais, grandes e de casca mais grossa, com coloração que varia de amarelada a castanha. São famosas, por exemplo, as favas asturianas, na região das Astúrias, na Espanha . Lá, é típico um substancioso cozido chamado favada, feito de lingüiça, morcela, costela e joelho de porco.

O mais comum na gastronomia quando se junta feijão com frutos do mar é a já famosa Feijoada de Frutos do Mar. Como queríamos algo mais imponente e grandioso, resolvermos optar pelas favas, grandes, bonitas e coloridas, pra deixar nosso prato muito mais apetitoso.

As favas são facilmente achadas em Mercados Municipais, como aqui em São Paulo, no Mercadão e no Ceagesp. Escolha sempre uns 3 tipos de fava para esse prato, com cores e tamanhos diferentes, o que vai deixar seu prato mais bonito e apetitoso.

A Fava com Frutos do Mar não resulta em um caldo como o da feijoada. Esse prato vem mais com uma versão salada, ótimo para se comer morno com uma bela taça de vinho verde bem gelado.

FAVAS COM FRUTOS DO MAR

Ingredientes:

- 300gr de favas de tres tipos diferentes: Uma branca, uma rajada e uma negra

- 100gr de lula cortada em anéis

- 1 polvo pequeno

- 50g de tomate cereja vermelho

- 50g de tomate cereja amarelo

- 1 cebola média ralada

- 3 dentes de alho picadinhos

- 50ml de vinho branco

- 1 punhado de salsinha fresca picada

- Azeite, sal e pimenta do reino

- Páprica picante

Faz assim: As Favas: Cada fava possui um tipo diferente de cozimento em relação ao tempo. Portanto, quando for comprar, pergunte ao comerciante qual o tempo de cozimento de cada uma, pois você terá que cozinha-las um tipo de cada vez. O ideal é que fiquem al dente, macias porem ainda consistentes. Se o vendedor não souber te passar essa informação, aposte sempre nos 20 minutos. Coloque as favas em panela de pressão com água e sal e leve ao fogo. Assim que começar a sair pressão, abaixe o fogo e conte 20 minutos. Abra a panela e verifique a consistência da fava. Se ainda estiver dura, volte a panela ao fogo e vá cozinhando de 10 em 10 minutos, sempre contando esse tempo após sair a pressão e em fogo baixo, até que estejam macias mas firmes ainda. Faça esse processo com os 3 tipos de fava. Quando estiverem prontas, escorra toda a água e reserve.

Os frutos do mar: Lave bem as lulas e mergulhe os anéis em água fervente durante 4 minutos. Escorra e reserve. Lave bem o polvo e coloque na panela de pressão sem água, apenas o polvo. Tampe e leve ao fogo. Assim que começar a sair a pressão conte exatos 15 minutos. Retire-o da panela, deixe esfriar  e corte os tentáculos em pedaços médios. Reserve.

Lave bem os tomatinhos e corte-os ao meio. Numa panela ou frigideira grande aqueça um pouco de azeite. Frite o alho até começar a dourar e junte a cebola. Frite por mais 2 minutos e junte a lula e o polvo. Saltei por uns 3 minutos e junte as favas. Deixe que a frigideira pegue calor novamente e despeje o vinho branco. Deixe que o álcool evapore por mais uns 3 minutos. Tempere com o sal, a pimenta e a paprica. Mexa delicadamente para que os sabores se incorporem. Tranfira para a travessa de serviço ou, se sua panela for bem lindona, sirva da panela mesmo. Finalize com uma chuva de salsinha picada fresca ou coentro se quiser dar mais identidade ao prato.

Quer comprar os melhores e mais frescos peixes aqui em SP? Um de nossos fornecedores: Pescados Nossa Senhora de Fátima - Mercado de Pinheiros

 

 

Ainda não existem comentários.

Comentários