Carpaccio de Beterraba

A beterraba, ou beta vulgaris é uma raiz que é conhecida pela sua infinidade de vitaminas e minerais (vitamina C, ferro, ácido fólico). É um alimento que ajuda a reduzir a pressão arterial naturalmente, sendo também usada no emagrecimento.

Uma entrada saborosa e saudável é uma boa opção para iniciarmos uma refeição e começarmos a saciar a fome de forma nutritiva. Tudo que você vai encontrar nessa nossa receita de Carpaccio de Beterraba, extremamente simples de se preparar, com ingredientes fáceis e que deixa qualquer refeição mais leve. Papel e caneta na mão!

Carpaccio de Beterraba

carpaccio de beterraba

Ingredientes:

(para duas porções)

- 1 beterraba grande

- 100gr de queijo de cabra

- 1 punhado de brotos de beterraba

- Azeite extra virgem

- 50gr de nozes

- Molho pesto de agrião para decorar

- Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo: Lave bem a beterraba e descasque-a com um descascador de legumes. Aqui é bacana você ter uma mandoline para fatiar a beterraba bem fina e deixar o seu carpaccio do jeito que tem que ser. Se você não tiver, irá precisar de uma faca bem afiada e uma certa habilidade para conseguir fatiar a beterraba na mão com as mesmas fatias finas. A delicia do carpaccio e ter fatias finas, lembre-se disso. Vale a pena investir em uma mandoline, existem as mais profissionais, mais caras mas você consegue achar modelos bem baratinhos e potentes em feiras livres e lojas de utilidades domésticas!

Fatie as beterrabas com a mandoline em fatias bem finas e reserve. Corte o queijo de cabra em quadradinhos bem pequenos e reserve. De uma leve triturada nas nozes, deixando uns pedaços maiores para decoração e reserve. Lave os brotinhos de beterraba, seque bem e reserve.

Faça o pesto de agrião: No liquidificador, coloque as folhas de um maço de agrião lavadas. um punhado de castanhas do pará, um punhado de parmesão ralado, um dente de alho pequeno e dois cubos de gelo. Coloque uma xícara de azeite e comece a bater. O pesto tem que ficar denso porém, com uma textura de escorra da colher para não ficar muito pesado. O meio termo na textura é sempre a melhor pedida. Ah, a função do gelo nos molhos pesto é deixa-los com um verde vibrante e vivo!

Montagem: Escolha um prato branco bem bonito e acomode as rodelas de beterraba arrumadinhas. Tempere-as com sal e a pimenta branca. Coloque os brotinhos de beterraba, os quadradinhos de queijo de cabra, salpique as nozes trituradas e finalize com o pesto. Dica: coloque o seu pesto em uma bisnaga de plástico transparente com bico dosador, vai ficar bem mais simples e bem mais fácil a finalização do prato. Regue tudo com um fio de azeite e sirva.

Você pode procurar sua mandoline nas feiras livres, na Rua Paula Souza (em SP) e tem uns modelos bem legais e semi profissionais  com preço bem bacana no site da loja Camicado.

 

Ainda não existem comentários.

Comentários