Batata Doce e seus Benefícios

A batata doce, (Ipomoea batatas) é originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada desde a Península de Yucatam, no México, até a Colômbia. Relatos de seu uso remontam de mais de dez mil anos, com base em análise de batatas secas encontradas em cavernas localizadas no vale de Canyon, no Peru e em evidências contidas em escritos arqueológicos encontrados na região ocupada pelos Maias, na América Central. 

A batata doce é conhecida por ser um alimento saudável e altamente indicado para quem faz atividades físicas, especialmente por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico e com bastante fibras.

Apesar de o brasileiro estar acostumado com apenas um tipo de batata doce, aquela com casca roxa e polpa branca, há variações do tubérculo e, com suas peculiaridades, algumas são melhores que as outras para os atletas.

Um estudo da Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente, transformou os três tipos de batatas doce em farinha para avaliar qual deles é o mais rico em nutrientes. De acordo com a nutricionista Sabrina Lenquiste, professora doutora da universidade, a conclusão foi que os tubérculos com a polpa colorida são melhores.

"O pessoal usa batata doce por conta do seu alto teor de fibras. A batata doce branca não tem o teor de fibras muito maior que outros tubérculos, como a mandioca", explica a nutricionista. "O que diferencia as batatas doce coloridas é que elas são fontes de antioxidantes. Isso faz com que elas sejam muito melhores para a atividade física."

Entre as duas, a alaranjada se sobressai e é a mais indicada. Sabrina explica que de acordo com os testes feitos no laboratório, o potencial antioxidante dela é maior que o da roxa. "Os antioxidantes da alaranjada são mais resistentes ao cozimento", adiciona.

Mesmo sendo a mais pobre em nutrientes, a batata doce branca não deixa de ser indicada para quem pratica atividades físicas. "Ela tem uma quantidade de fibras, tem um índice glicêmico mais baixo, então, ela não deixa de ser indicada. Mas se houver a possibilidade, as outras apresentam muito mais vantagens", explica Sabrina.

Formas de Consumo

Ha diversas maneiras de se consumir a batata doce, das mais variadas formas. Sua criatividade é que vai ditar quantas receitas você conseguirá tirar proveito desse tubérculo incrível. Abaixo fizemos uma listinha para você se inspirar e abusar na hora de cozinhar!

- Assada: Lave bem as batatas, faça furos com um garfo, besunte de azeite, embrulhe em papel alumínio (com casca e tudo) e leve assar até ficar macia.

- Cozida: Cozinhe sempre as batatas com casca para que absorvam o mínimo de água possível.

- Grelhada: Depois de cozidas (al dente) corte em rodelas e grelhe numa frigideira quente com azeite, temperando com sal e lemon pepper.

- Frita: cozinhe as batatas super al dente, deixe esfriar e corte em palitos ou em canoa. Frite em óleo bem quente.

- Sopas: use cozidas e amassadas como base para os mais diversos tipos de sopa.

- Pães: excelente para dar estrututa e sabor a pães.

- Bolos: use-a cozida e amassada

- Biscoitos: cozida e amassada também

- Pures: super tradicional. Pode fazer apenas de batata doce ou um blend misturando batata normal ou até mandioquinha

- Pudins: Sim, pudins! E fica sensacional, eu garanto!

- Brownies: Tai uma sobremesa para você comer sem culpa.

- Nhoques: perfeito com um pesto de acompanhamento, com um belo ragu de costela ou molho de queijos.

- Escondidinho: troque a tradicional mandioca pela batata doce e terá uma receita de sabor surpreendente.

- Chips: cortada em rodelas ultra finas (na mandoline) assadas ou fritas.

- Doces: o famoso doce de batata doce.

- Soufle: faça da forma tradicional apenas acrescentando a batata doce cozida e amassada.

- Brigadeiro: sim!!!!! E fica ótimo!

- Mousse: junto com o chocolate, mais uma sobremesa bem fitness!

- Pão de Queijo: o clássico turbinado.

- Gelatina: feita com qualquer gelatina diet, de sabor ou não, é cozida como o brigadeiro.

Como você viu existem dezenas de forma de consumir a batata doce. Mas nossa preferida é  a assada, temperada apenas com sal, pimenta do reino e azeite. Vai bem em qualquer refeição!

batata doce

Se quiser alguma receita completa sobre as sugestões que listamos acima, nos escreva em contato@caeatelie.com.br que enviamos a você!

Fonte: Estadão

Ainda não existem comentários.

Comentários