Leite Condensado Caseiro

Nossa vida corrida de hoje em dia acaba nos tirando o prazer de fazer muita coisa que requer um certo cuidado por pura falta de tempo. Inclua nesse quesito diversos preparos culinários que são mais complexos e mais demorados. Quantos de nós comemos fora de casa todos os dias mas sentimos falta daquela comidinha caseira, que lembra nossa vó feita no fogão de casa e fresquinha né?

Mas apesar disso,  não ha nada mais prazeiroso e satisfatório do que ver feitos produzidos por nós mesmo e com amor, é uma sensação que não se compra.

O Homemade (feito em casa) nunca esteve tão em alta e está presente cada vez mais na gastronomia na produção de insumos básicos da culinária como creme de leite, manteiga, queijos, corantes e uma infinidade de derivados que achamos com facilidade nos supermercados mas, que se tivermos um pouco de paciência e tempo, conseguimos preparar nós mesmos.

O Leite Condensado é um deles. O leite condensado é basicamente leite fresco que tem quase todo seu teor de água evaporado de sua composição e depois é adoçado.

Ao levarmos o leite numa fonte de calor constante, água nele contida vai se evaporando aos poucos o que resultará em um líquido espesso e viscoso que, adicionando-se açucar se transformará no nosso amado leite condensado.

Ok, sabemos que é muito mais simples ir ao mercadinho da esquina e comprar uma linda lata do querido Leite Moça mas, garanto para vocês que ao verem seu primeiro leite condensado escorrendo pela colher vocês irão se apaixonar!!

Vale o teste, garanto!

LEITE CONDENSADO CASEIRO

Ingredientes:

- 1 litro de leite

- 300gr de açúcar demerara (ou refinado, ou cristal)

Faz assim: Numa panela coloque o leite e junte o açúcar. Leve ao fogo, alto e mexa sem parar até a mistura começar a engrossar, abaixe o fogo para médio e mexa constantemente. Vá prestando atenção ao ponto, ele demora mesmo, tem que ter paciência. Assim que começar a engrossar, vá prestando atenção a conscistência. Ele tem que estar mais amarelinho e menos grosso que o leite condensado do mercado. Entenda que depois que esfriar e for levado a geladeira ele vai endurecer mais uns três pontos acima. Quando estiver espesso quase igual a um creme de leite está pronto. Teste colocando um pouquinho dele num pires. Vire o pires e se escorrer mais demoradamente que o leite está ok!

Transfira para um pote de vidro esterilizado com boa vedação e conserve em geladeira por 3 dias. Seu prazo de validade é curto porém seu sabor é surpreendente!!

Faça um brigadeiro tradicional com seu leite condensado caseiro e um belo chocolate belga para você finalmente entender a verdadeira definição de PERFEIÇAO!!

Nosso leitinho preferido para todas as preparações? Leitíssimo

Ainda não existem comentários.

Comentários